Crianças e adolescentes da região do Jóquei Clube aprendem capoeira com Mestre Caxambu

O projeto, que é uma parceria do Grupo Obafemi Ajamu com o Instituto Maria da Graça, acontece no campinho da Comunidade Del Rosso

Na foto, um homem negro em pé, com camiseta branca e calça verde, tem seus braços levantados acenando para a menina que está sobre a lona, fazendo um dos movimentos ensinados pelo Mestre. Atrás, uma fila de outras crianças e adolescentes. Do lado esquerdo, três homens em pé observam a aula
Crianças aprendem os movimentos da capoeira - veja mais fotos abaixo

Depois de uma reunião com as mães, realizada no dia 08/11 no Salão da Anita, para apresentar o projeto e discutir como seria seu funcionamento, começaram as aulas nas quintas-feiras, das 18:30 às 19:30h.

Cerca de 25 crianças e adolescentes, moradoras do Jardim Jóquei Clube e das comunidades da região, participam das aulas, que são ministradas pelo Mestre Caxambu, no campinho da Comunidade Hermelindo Del Rosso.

O coordenador do projeto "Pé Terra Capoeira Angola", Mestre Caxambu, explica que o objetivo é produzir no ser humano "a manifestação legitima da cultura afro-brasileira, a dignidade, a harmonia e o respeito entre as pessoas".

Moradora da Comunidade Hermelindo Del Rosso, Neuza dos Santos Fernandez se mostra muito satisfeita com o início do projeto. Seu filho, de 10 anos, frequenta as aulas desde o início. "Eu acho muito bom, porque incentiva a mente dele e também porque ele não fica na rua". 

Neuza conta que o filho vai para as aulas "enturmado com os amiguinhos da comunidade". Quando chega em casa, "ele canta e fica fazendo esses golpezinhos" com o menino da vizinha, que tem quatro anos e também participa das aulas, diz a mãe, revelando que ela também gosta muito de capoeira.  

Para Anita da Silva, presidente do Instituto Maria da Graça, o projeto do Mestre Caxambu é muito importante, porque envolve as crianças e adolescentes numa atividade "que é mais do que um jogo de corpo, porque desenvolve uma percepção de si mesmo e dos outros como pessoas que devem ser respeitadas e valorizadas".

Consciência Negra
O projeto foi discutido e iniciado no mês da Consciência Negra. Sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, Mestre Caxambu destaca que é o dia atribuido à morte de Zumbi dos Palmares, "importante negro que lutava contra a escravidão, não só ele mais vários escravos lutaram, sofreram e morreram para que hoje o povo Negro tenha um pouco de dignidade".

Apesar de o 20 de novembro não ser feriado nacional, a data é muito importante, pois tem o objetivo de "fortalecer entre os negros e despertar entre os brancos a consciência negra", diz o Mestre.

"Entre os negros, pode oferecer conhecimentos e segurança para se orgulharem da sua origem africana; para os brancos, pode permitir que identifiquem as influências, a contribuição, a participação e a importância da história e da cultura dos negros no seu jeito de ser, viver e se relacionar com as outras pessoas, notadamente as negras".

Quem é o Mestre Caxambu
O interesse pela Capoeira surgiu quando assistia apresentações em Ribeirão Preto nos anos 1978 e 1979, mas fez a sua iniciação já começo dos anos 1980 com o Instrutor Ouripinho, do Grupo Senhor do Bomfim.

Em janeiro de 1984, começou o treinamento no Grupo Cativeiro, com o Professor Monteiro, onde ficou até 2004. Passando a treinar na Associação Desportiva Cultural de Capoeira Liberdade do Brasil, recebeu o cordão de Contra-Mestre no dia 26 de agosto de 2005.

O título de Mestre veio no dia 27 de agosto de 2006, na Cidade de Itajobi/SP. Em 2007, formou o GRUPO OBAFEMI AJAMU GINGA PURA CAPOEIRA ANGOLA.

Com o grupo, já realizou muitos projetos em Ribeirão Preto, entre os quais o "Projeto Galo Canta no Quintal do Caxambu", o "12º Encontro de Capoeira Angola" (no Adelino Simioni) e o "Projeto Eu sou Angoleiro de Ribeirão Preto" (no Campos Elíseos). Também participou do "Projeto Zumbiara" e do Ponto Cultural Capoeira de Angola, na Comunidade Transformar.

Veja também
Capoeira "trabalha contra a violência, com calma e sabedoria", diz Mestre Caxambu

Veja mais fotos de uma das aulas de Capoeira