O encontro desta quinta-feira também fez inscrições de mulheres e adolescentes interessadas em colocar chip anticoncepcional
O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 02/02, com a presença de mulheres e adolescentes dos bairros e comunidades da região do Jardim Jóquei Clube. Foi organizado por Anita da Silva, presidente do Instituto Maria da Graça.
Também participaram da reunião as duas representantes da região no Conselho Local de Saúde da UBS Aeroporto: Luzimar Lisboa e Lucélia de Matos. Elas informaram que o Conselho se reúne toda última sexta-feira do mês.
Ouvindo os relatos de dificuldades enfrentadas na busca de atendimento no posto de saúde, as conselheiras falaram sobre as discussões e os esforços do Conselho com o objetivo de melhorar os serviços.
Durante a reunião, as mulheres e adolescentes também fizeram a inscrição para a colocação do chip anticoncepcional. A lista ficará aberta até o final do mês de fevereiro. Aquelas que quiserem se inscrever precisam trazer o seu número do Hygia (Cartão Nacional de Saúde).
Anita explicou que um dos objetivos deste programa é a diminuição de gravidez na adolescência. Assim, meninas a partir de 13 anos de idade já podem colocar o chip. A partir do início do mês de março, o posto de saúde vai chamar quem fez a inscrição para dar mais informações, esclarecer dúvidas, fazer os exames médicos e os procedimentos necessários.
Encaminhamentos
Luzimar Lisboa e Lucélia de Matos falaram sobre o funcionamento do Conselho Local de Saúde, esclarecendo que todas as queixas e propostas das usuárias e usuários da UBS Aeroporto são discutidas e votadas.
"As opiniões e reclamações são sempre bem acolhidas no Conselho. Tudo é colocado na pauta, é votado, quando a gente está conversando lá, cada um dá sua opinião sobre os problemas. Tem representantes do Aeroporto, tem as daqui, que levam os problemas daqui, e a gente junta tudo, e é votado, e é resolvido sim", destacou Luzimar.
De acordo com a conselheira, a decisão de abrir o agendamento de consultas duas vezes por mês, dia 1 e dia 15, foi votada e aprovada pelo Conselho. Mas, devido ao comparecimento de um grande número de pessoas na quarta-feira, dia 01/02, o que causou um tumulto, haverá a necessidade de melhorar esse sistema:
"O problema, na minha opinião, e na próxima reunião eu vou dar essa opinião, é que eles deveriam estabelecer uma quantidade de senhas. Abriu a agenda, então já avisa: 'vamos distribuir cem senhas hoje, para não dar tumulto'. Porque se não as pessoas entendem que abriu a agenda é para mil, mas lá dentro eles têm limite", afirmou Luzimar.
Outra função importante das conselheiras/os é fazer a ponte entre a UBS e as usuárias e usuários também para facilitar a comunicação. Isso acontece, por exemplo, quando a pessoa sai da consulta com o pedido de encaminhamento para um/a especialista (ortopedista, cardiologista, oftalmologista etc.).
Depois de digitado o pedido no sistema, o hospital ou a clínica que tiver vaga para aquele/a especialista manda para o postinho o comunicado do dia e horário em que o paciente deve comparecer para a consulta.
"Aí chega uma cartinha para o postinho. Que que elas fazem? Elas ligam para avisar, 'fulano, seu encaminhamento chegou'. Só que tem muita gente que troca de telefone, aí o que acontece? Elas ligam e não conseguem avisar, a pessoa perde o dia do encaminhamento, e aí leva outro tempo para conseguir de novo", conta Lucélia.
Nestes casos, diz Lucélia, são as conselheiras que trazem as "cartinhas" e outras informações para os moradores e moradoras dos bairros e comunidades. A mesma coisa acontece quando chegam resultados de exames e deve ser feita a marcação de consultas de retorno.
Ao final da reunião, Anita da Silva reforçou a solicitação de que todas as usuárias e usuários da UBS Aeroporto tragam para as conselheiras suas opiniões e pedidos, que serão levados para discussão nas reuniões do Conselho Local.
Notícias relacionadas
03/10/2022 - Bairros e comunidades elegem representantes para o Conselho da UBS Aeroporto