Bairros e comunidades elegem representantes para o Conselho da UBS Aeroporto

Votação aconteceu na quinta, dia 29, com a participação de quase 90 usuárias e usuários do posto de saúde

Na foto, duas mãos, uma segurando a caneta, sobre uma folha com nomes e assinaturas em azul e a cédula de votação com os dez nomes de candidatos escritos em letras maiúsculas pretas
Instituto Maria da Graça apoiou todo o processo de eleição - veja mais fotos abaixo

O Conselho Local de Saúde da UBS “Dr. Rômulo Ribeiro da Costa” foi eleito na última quinta-feira, 29/09, com a votação de representantes de usuárias/os e a indicação de representantes de trabalhadores/as.

Para as vagas de usuários/as, concorreram à eleição candidatas e candidatos de seis bairros e comunidades da região: Jardim Aeroporto, Jardim Jóquei Clube, Comunidade Hermelindo Del Rosso, Comunidade do Morro e Salgado Filho I e II.

Durante toda a manhã, 89 moradores assinaram a lista de votantes e colocaram suas cédulas na urna. Ao final, ficaram eleitas/os, como titulares do Conselho, três usuárias e um usuário:
Luzia Ruth Giangrecco - 40 votos
Luzimar Alves da Silva Lisboa - 21 votos
Maria Lucélia Alves de Matos - 16 votos
Diomero Gomes da Silva - 05 votos

Também foram eleitas quatro usuárias como suplentes: Maria Auxiliadora Ribeiro da Silva, Josimara Antonio Leite, Caroline Nayara da Silva e Wilsa Mara Aparecida Galdino.

Assim, o Conselho Local da UBS Aeroporto fica composto por oito membros titulares: quatro representantes de usuários/as, três representantes dos trabalhadores (sendo um indicado pela Faculdade Barão de Mauá), além da gerente da UBS, Patrícia Diegues, que será a presidente do Conselho.

Melhorar a saúde
Luzimar Lisboa, moradora do Jardim Jóquei Clube que foi eleita conselheira, diz que as pessoas não podem ficar só reclamando, sem fazer nada para melhorar: é preciso "ir lá, meter a cara e participar".

De acordo com Luzimar, são muitas as melhorias a serem buscadas pelo novo Conselho. As dificuldades e problemas vão desde a marcação de consultas médicas até a falta de acesso ao tratamento odontológico.

"Demora muito a marcação de consultas, principalmente dos especialistas. Quando a pessoa vai ser atendida, já está morrendo. Tendo alguém lá dentro para ver isso, eu acho que é melhor. Outro exemplo, o aplicativo que eles fizeram novo agora para marcar consulta, aquilo lá não funciona. Tem quatro dias que estou tentando cadastrar para marcar uma consulta e não consigo", destaca Luzimar.

Sobre o atendimento odontológico, ela conta que está sendo quase impossível conseguir: "Eu passei a tarde inteira ontem com dor de dente. Agora o dente está anestesiado com xilocaína, porque não estou aguentando de dor. E no posto aqui não adianta você ir, se você for na UPA é capaz de eles te atenderem, depois de várias horas, mas aqui no postinho não, não consegue".

Apoio e participação
O Instituto Maria da Graça vem acompanhando de perto e apoiando as propostas de criação de Conselhos Locais de Saúde nos bairros de Ribeirão. Anita da Silva, presidente da entidade, conta que, desde o início deste ano, participou de várias reuniões, tanto na UBS do Aeroporto como também na Vila Mariana e no Heitor Rigon.

Na UBS Rômulo Ribeiro da Costa (Jardim Aeroporto), o processo de formação do Conselho Local ficou definido no início de agosto. Assim que saiu a primeira indicação do prazo de inscrição para as vagas de usuários/as no Conselho, a região do Jóquei Clube discutiu e decidiu quem seria suas candidatas.

Anita da Silva lembra que, numa reunião no dia 05 de agosto, após o relato da situação em que se encontra a Unidade de Saúde, três moradoras se prontificaram a fazer a inscrição como candidatas: Lucília, Luzimar e Mara.

"O posto tem muitas necessidades, desde falta de médicos, falta de remédios, até a própria situação do prédio, a necessidade de arrumar o telhado. E esta é uma realidade que só vai mudar com a participação da comunidade", explicou Anita na reunião que indicou as candidatas ao Conselho.

Mas a publicação do edital de convocação da eleição, feita pela Secretaria da Saúde, saiu só em 01 de setembro. A partir daí, após a inscrição das candidaturas, o Instituto Maria da Graça fez cartazes e panfletos para serem distribuídos nos bairros e nas redes sociais.

E a campanha só terminou no próprio dia da votação, com a mobilização para que usuárias e usuários fossem até a mesinha colocada na entrada do posto de saúde para participar da eleição. Veja a seguir as imagens do material de divulgação e fotos da votação.

 

Veja também:
Post nas redes sociais do Instituto: É AMANHÃ!! - Votação para o Conselho de Saúde acontece nesta quinta, das 9 às 13h
Matérias anteriores:
01/09/2022 - Eleição do Conselho de Saúde da UBS Aeroporto acontece dia 29 de setembro
07/08/2022 - Conselho Local de Saúde tem eleição marcada para dia 30/08 na UBS do Aeroporto