Rede Emancipa oferece curso para jovens e adultos terminarem Ensino Fundamental e Médio

Em parceria com o Instituto Maria da Graça, o cursinho de preparação para a prova do Encceja tem inscrições abertas e aulas aos sábados de manhã.

Na foto, um banner em formato de flâmula tem a imagem de um punho fechado segurando um lápis com a inscrição "Emancipa - A nossa arma é a educação". Ao lado da flâmula, uma mulher negra, com cabelos pretos e curtos, tem um óculos no alto da cabeça e está com uma camiseta verde onde se lê "Marielle somos nós" escrito acima da figura de uma cabeça representando a vereadora Marielle assassinada no Rio de Janeiro
Bruna Silva, no 1º dia de aula no Jardim Jóquei Clube

"Uns dois anos atrás, nós conversamos sobre a necessidade de ter EJA (Educação de Jovens e Adultos) no bairro. Mas nós não conseguimos, porque nem a secretaria estadual, nem a municipal, mostrou muito interesse em abrir salas de EJA aqui. Aí, essa conversa nós tivemos com o pessoal da Emancipa, e eles falaram do projeto. Foi onde nós achamos excelente estar trazendo para cá", conta Anita da Silva, presidente do Instituto Maria da Graça.

Na parceria com a Rede Emancipa, além de o Instituto oferecer o local para as aulas, também está colaborando com a divulgação, as inscrições, o café da manhã para a turma e, o que é mais importante, segundo Anita, o acompanhamento, o incentivo no dia a dia para as pessoas não faltarem nas aulas, continuarem firmes.

"Em tudo que a gente puder vamos estar ajudando, a Ong está aí para isso, porque eu acho que é um projeto em que vamos caminhar juntos, a população que necessita, a Ong, a Rede Emancipa e as professoras e professores voluntários que estão com disposição de tocar o projeto", destaca Anita.

"Ninguém fica de fora"
Bruna Silva, uma das coordenadoras da Rede Emancipa de Ribeirão Preto, explica que as pessoas podem começar em qualquer momento o Cursinho Pré-Encceja (curso preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

"A gente, do Emancipa, está sempre com as inscrições abertas, não fecha nunca, porque a gente tem um lema: ninguém fica de fora!", diz Bruna, que faz doutorado em Biologia Comparada na USP-Ribeirão. 

Para Bruna, o número de pessoas presentes nas aulas nunca é pequeno, porque cada pessoa é muito importante. "Vieram duas pessoas? A gente vai dar aula para duas pessoas. É uma pessoa? A gente vai dar aula para uma pessoa. Vieram 200? Vamos dar um jeito de dar aula para 200".

As aulas já estão acontecendo nos sábados de manhã (das 8:30 às 12:00h), na sede do Instituto Maria da Graça, situada na Rua Lençóis Paulistas, 225, Jardim Jóckei Clube. Mas todos/as que quiserem terminar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio podem fazer sua inscrição qualquer dia da semana no Salão da Anita (Rua Serra Negra, 308) ou ir direto na sede da ong no horário de aula no sábado.

A preparação e a prova
O objetivo do cursinho é preparar para o Encceja, que é a prova do Ministério da Educação para obtenção do certificado do Ensino Fundamental e Ensino Médio. De acordo com a coordenadora Bruna Silva, não existe uma prova para cada ano (ou série) e sim uma única prova do Ensino Fundamental e uma única do Ensino Médio.

"Por exemplo, se você parou na quarta série (4º ano) e precisa terminar o Ensino Fundamental, você vai fazer a prova do Ensino Fundamental inteiro. Mesmo que você tenha parado no quarto ano, se você atingir a pontuação mínima, consegue o diploma. A mesma coisa acontece com o Médio", explica Bruna.

Mas ela esclarece que a prova é dividida em português, matemática, ciências e humanas (história e geografia): "e aí, por exemplo, se você prestou a prova do Ensino Fundamental e conseguiu passar em português e matemática, no próximo ano você só vai fazer ciências e humanas, não precisa fazer mais as disciplinas de português e matemática".

A próxima prova do Encceja está marcada para o dia 27 de agosto, e as inscrições começam já em maio. Segundo Bruna, além de preparar os alunos e alunas com os conteúdos que vão cair na prova, as professoras e professores do Emancipa também irão ajudar a fazer as inscrições, explicar como é a prova, como responder as questões e como preencher o gabarito.

Rede Emancipa Ribeirão Preto
A Rede Emancipa - Movimento Social de Educação Popular foi criada em 2007. Nesses mais de 15 anos, se expandiu para todo o Brasil como um movimento social que luta por uma educação emancipadora, pública e de qualidade para todos! 

Está atuando em Ribeirão Preto desde 2021. Atualmente, realiza projetos em três locais: 

>> o Cursinho Pré-Encceja "Carolina Maria de Jesus", na Vila Tibério (Rua Martinico Prado, 691);
>> o EJA Casa Apoio, que fica no Paiva e trabalha com pessoas em situação de grande vulnerabilidade;
>> e, agora, o Cursinho Pré-Encceja "Dandara dos Palmares", no bairro do Jóquei Clube (Rua Lençóis Paulistas, 225).

Fora esses trabalhos, o emancipa ainda faz ações de solidariedade ativa e apoia (financeiramente e com atividades culturais) a escolinha do quintal da Kafu localizada dentro da comunidade Nova Vila União.

Acompanhe:
no instagram: https://www.instagram.com/emanciparp/
no facebook: https://www.facebook.com/emanciparp/

Leia também
16/05/2022 - Educação é prioridade desde o início das lutas, há mais de 20 anos
27/06/2022 - Com empenho da comunidade, escola foi se transformando, diz diretor