Projeto Pé Terra Capoeira Angola entrega primeira corda e certificado para 23 crianças

O evento, que reuniu alunos/as e suas famílias, foi organizado pelo Mestre Caxambu, juntamente com a diretoria do Instituto Maria da Graça

Na foto, 16 crianças segurando um papel com as duas mãos, sendo que a primeira fileira está ajoelhada no chão e na segunda todos estão em pé. Atrás da segunda fileira, aparecem o Mestre Caxambu, Anita da Silva e mais três jovens. Todos que estão segurando o certificado também estão com a corda cinza amarrada na cintura
Veja, abaixo, mais fotos

A entrega das cordas aconteceu na noite de terça feira, 26/09, com a participação apenas dos alunos/as e suas famílias. Na cerimônia, cada aluno/a recebeu também um certificado "a respeito da primeira corda que eles/as ganharam", como explica o Mestre Caxambu:

"A cinza é a primeira corda para as crianças, corda de iniciantes, entregue junto com o certificado. A cor cinza pura vai de seis anos a 13 anos de idade. Já acima de 14 anos, é uma corda verde. Então, no próximo ano, quando tivermos o evento, vamos ter a cinza e verde, porque vai ser o segundo ano, a segunda corda".

Anita da Silva, presidente do Instituto Maria da Graça, conta que 23 alunos e alunas receberam a corda cinza, entregue a todos/as que estão frequentando as aulas há pelo menos dois meses. O evento contou com a presença marcante das famílias, apenas quatro pais/mães não conseguiram participar.

Para a cerimônia, as crianças vieram com as calças brancas, de malha, que foram costuradas pela própria Anita e tinham sido entregues já no domingo, quando todas participaram da grande roda do II Encontro de Capoeira.

"Ganhamos o tecido, daí fiz as calças para todas as crianças. E fizemos as cordas também, compramos os fios e o Mestre Caxambu confeccionou cada corda", lembrou Anita.

Integração das famílias
Anita diz que, diferente do que foi no início do projeto, em novembro do ano passado, hoje existe uma presença grande dos pais e mães no acompanhamento das crianças:

"A participação dos pais tem sido excelente, em todos os sentidos, alguns até ficam assistindo e incentivando as suas crianças. O que a gente percebe é que eles têm uma preocupação muito grande de as crianças se esforçarem, de todos fazerem bem feito".

Junto com esse apoio ao aprendizado, de acordo com Anita, as famílias também contribuem nos eventos. "Tanto no almoço de domingo quanto na entrega das cordas na terça-feira, a colaboração de mães e pais foi excelente". No domingo, "praticamente todos/as trouxeram alguma coisa para a gente fazer o almoço. E, na terça, fizeram questão de preparar um lanche para todo mundo". 

Veja mais fotos da entrega de cordas

Leia também:
02/10/2023 - Alunos/as do Mestre Caxambu se apresentam no II Encontro de Capoeira e celebram Cosme e Damião
30/11/2022 - Capoeira "trabalha contra a violência, com calma e sabedoria", diz Mestre Caxambu