Benê conseguiu o certificado do Ensino Fundamental e Marcelinho o certificado do Ensino Médio; todas as outras alunas avançaram bastante em sua preparação
"Notícia que nos enche de orgulho e esperança". Esta foi a reação da coordenação da Rede Emancipa Ribeirão Preto diante do resultado do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Além de parabenizar Benedita Aparecida Ambrosio e Marcelo de Souza Faria pela aprovação e recebimento dos certificados de conclusão, o Emancipa também destacou a garra e a evolução de toda a turma do Cursinho Dandara:
"Gostaríamos de parabenizar também todas as nossas outras alunas que prestaram a prova e, com muita garra, frequentaram o cursinho durante o ano de 2023. A evolução de vocês é nítida, seja pelo ótimo desempenho na prova (de todos que prestaram), e pelas novas descobertas e crescimento pessoal, o que conseguimos ver ao longo do ano durante as aulas", disse o Emancipa em suas redes sociais.
O cursinho preparatório para o Encceja foi criado no ano passado pela Rede Emancipa-Ribeirão Preto, em parceria com o Instituto Maria da Graça. As aulas acontecem todo sábado, das 8:30 às 12h, na Rua Lençóis Paulistas, 225, Jardim Jóquei Clube.
Anita da Silva, presidente do Instituto Maria da Graça, conta que os moradores dos bairros e comunidades geralmente não acreditam muito que terão sucesso ao voltarem a estudar. Mas agora, com a aprovação de duas pessoas, isso está mudando: "foi excelente, isso alegrou muita gente, deu assim uma perspectiva maior".
Desafios
Para 2024, além de aumentar o número de matrículas no início de fevereiro, a Rede Emancipa pretende trabalhar para que as turmas continuem completas durante todo o ano. A professora Rebeca Andrade lembra que no início do ano sempre há um número maior de interessadas/os:
"Isso é um grande desafio para nós, garantir que todos continuem vindo do começo ao fim. A gente percebe que, depois do Encceja, as pessoas começam a esvair-se", explica Rebeca.
Mas, apesar desta diminuição da turma em 2023, ela destaca "uma coisa muito bonita" que aconteceu durante o ano:
"A gente identificou a necessidade de alfabetização, porque até então a gente trabalhava com o cursinho pré-Encceja, preparando apenas para a prova do Encceja, e a gente identificou que tem um público para a alfabetização de adultos e idosos", diz a professora.
As matrículas para as turmas tanto do cursinho preparatório para o Encceja como para a turma de alfabetização já estão abertas. Se você está interessada/o em voltar a estudar, ou conhece alguém que está, procure a Anita, na Rua Serra Negra, 308, Jardim Jóquei Clube.
Leia também
17/01/2024 - Em 2024, Cursinho Dandara terá preparação para o Encceja, alfabetização de adultos e Emancipinha