Comunidade e Instituto Maria da Graça fazem grande festa do Dia das Crianças

A comemoração na Comunidade Hermelindo Del Rosso acabou por reunir moradores também dos bairros vizinhos numa animada confraternização

Na foto, uma mulher negra, vestida com camiseta branca onde se vê a logomarca do Instituto Maria da Graça, tem uma bandeja cheia de sanduíches na mão. Várias outras mulheres estão sentadas, algumas com sanduíche na mão. Atrás, aparecem muitas pessoas, homens mulheres e crianças
Mães, pais e avós também participaram - veja mais fotos abaixo

Para as crianças, músicas infantis, brinquedos, bolo, refrigerante, sanduíche, pipoca e algodão doce. Para as famílias, uma tarde de convivência comunitária, com muito bate-papo, alegria e descontração.

Desde as 15h até o anoitecer, a festa transcorreu num clima tranquilo, de amizade e colaboração de todos. As lideranças da Comunidade Hermelindo Del Rosso, juntamente com a equipe do Instituto Maria da Graça, providenciaram tudo que era necessário, inclusive muitas doações de pessoas e grupos de outros locais da cidade.

Helena Maria Gonçalves, uma das fundadoras da Comunidade, conta que a organização da festa está sendo feita há meses: "desde quando terminou a festa junina, a gente já começou a planejar a das crianças aqui. Pedimos contribuições de todo mundo".

De acordo com Helena, foi um amigo seu quem doou a colocação do pula-pula e piscina de bolinha, assim como o algodão doce, os pães, molho e carne moída para os sanduíches. E foi ela mesma quem fez a carne e o cachorro-quente.

Organização da comunidade
A coordenadora da Comunidade Hermelindo Del Rosso, Elizângela de Souza Ferreira Veneza, que tem o apelido de Genoveva, diz que algumas pessoas colaboram sempre com as atividades comunitárias, mas têm outros que precisam de uma chamada firme.

"O pessoal da comunidade colaborou com 10 ou 20 reais para a organização da festa. Algumas pessoas colaboram sim, sempre que a gente pede. Tem uns 10 fixos aqui que estão presentes toda vez, essas pessoas sempre estão na frente colaborando. Os outros, a gente às vezes tem que dar uma falada mais firme, sabe?", explica Genoveva.

Ela informa que a Comunidade tem 92 famílias e 98 crianças menores de 12 anos. Todas as famílias participam do grupo de whatsapp. Aquelas que ainda não estavam no grupo foram colocadas agora, quando ela passou "de porta em porta" para pegar o nome das crianças e a idade para a lista dos brinquedos.

Participação do Instituto
Uma lista com os nomes e idades das crianças foi o pedido feito por Anita da Silva, presidente do Instituto Maria da Graça. O objetivo era passar estes dados aos colaboradores/as voluntários/as da Ong para que pudessem arrecadar brinquedos a serem entregues no dia da festa.

A arrecadação foi feita e cada criança da Comunidade recebeu, no Salão da Anita, seu pacote de presente no final da festa. Além disso, outras arrecadações foram realizadas pelo Instituto entre os próprios moradores da Comunidade e bairros vizinhos. 

"Fizemos uma campanha para arrecadação de ingredientes para fazer o bolo, cada pessoa deu alguma coisa, farinha, ovos, leite", relata Anita, lembrando que, depois, foram conseguidas as doações de mais dois bolos prontos, milho de pipoca e cerca de 40 refrigerantes de dois litros. 

Segundo Anita, as lideranças dos bairros e comunidades da região do Jardim Jóquei Clube foram procuradas por ela, com a proposta de promoverem também festa para as crianças nos seus lugares. Mas a maioria não se animou a envolver os moradores na realização da atividade. Além da Comunidade Del Rosso, só a Comunidade do Morro fez distribuição de brinquedos arrecadados pela Ong.

Veja mais fotos da festa do Dia das Crianças

Veja também
18/04/2022 - Professoras e mães reúnem crianças para festa de Páscoa na Escolinha