Decreto Legislativo, de autoria do Vereador França, concedeu à Maria da Graça da Silva, a Anita, o título de "Cidadania Ribeirão-Pretana"
A sessão solene da Câmara Municipal de Ribeirão Preto aconteceu na última quarta-feira, 29/03, sendo presidida pelo vereador Luis Antonio França (PSB) e pela vereadora Duda Hidalgo (PT). Além dos familiares e amigos da Anita, participaram da homenagem muitos moradores dos bairros e comunidades da Região Norte da cidade.
Na abertura da solenidade, o Vereador França explicou que a entrega do título de Cidadania Ribeirão-Pretana à Anita faz parte dos eventos que marcam o Dia Internacional da Mulher como um dia de fortalecimento das lutas e comemoração das conquistas das mulheres em todas as áreas e espaços da sociedade.
E é nesse sentido, segundo França, que a homenagem significa o reconhecimento da atuação da Anita, que, desde o final dos anos 1980, tornou-se moradora de Ribeirão Preto e vem lutando para que a população da periferia tenha melhores condições de vida.
O vereador fez um resumo da trajetória da Anita, citando que ela nasceu na cidade de Primeiro de Maio, no Paraná. Mas foi em Londrina, também no Paraná, para onde se mudou com seus pais e irmãos, que ela começou a participar dos movimentos sociais, como integrante da Pastoral Operária. Ainda adolescente, Anita já trabalhava como costureira em uma fábrica, para ajudar no sustento da família.
Em 1988 mudou-se para Ribeirão Preto e, nesses quase 35 anos aqui, sempre compreendeu a cidade não apenas como o lugar que escolheu para viver com seus dois filhos, mas principalmente como um lugar que precisa atender as necessidades de cada morador e cada moradora para que todos consigam viver bem, em paz e construindo um futuro melhor.
Assim, embora o Instituto Maria da Graça tenha sido criado somente em 2021, o trabalho da Anita em busca da união e organização popular vem sendo desenvolvido há décadas nos bairros e comunidades da Região Norte de Ribeirão Preto.
Como parte da solenidade, após a fala de França, a vereadora Duda Hidalgo fez a leitura do diploma que foi entregue à homenageada já num quadro emoldurado:
"A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, de acordo com o Decreto Legislativo N° 08, de 24 de março de 2023, de autoria do Vereador França, concede à Senhora Maria da Graça da Silva o título de Cidadania Ribeirão-Pretana em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à nossa sociedade"
Mais que merecido
Em seu discurso, a vereadora Duda Hidalgo disse estar "muito feliz" em poder conceder o título à Anita. Duda destacou que o mês de março é um mês de luta, assim como a vida das mulheres "é uma vida de luta", sendo fundamental reconhecer "grandes lutadoras" como Anita.
"Se tem alguém que fez muito por essa cidade, essa pessoa é a Anita, seja no Jóquei Clube, nas relações que ela tem, que construiu ao longo da sua vida, em todos os trabalhos que fez desde que você estava no Paraná, na Pastoral e que agora você faz dentro do Instituto, e a gente tem muito a agradecer por isso. Você é uma mulher que eu admiro muito, mesmo", afirmou Duda dirigindo-se à Anita.
Para a vereadora, a homenagem para Anita "é mais que merecida" e seu significado ganha ainda mais importância quando se avalia que é alguém da periferia, alguém da Zona Norte. Duda Hidalgo e o Vereador França lembraram que esta foi a primeira vez durante o atual mandato que uma pessoa da periferia foi homenageada pela Câmara.
Trabalho coletivo
"Uma coisa muito boa, fico muito feliz, me sinto muito elogiada mesmo", disse Anita em seu discurso de agradecimento ao Vereador França.
De acordo com Anita, infelizmente as homenagens da Câmara têm sido feitas, de fato, apenas para pessoas da elite da cidade: "tantos cidadãos da classe dominante de Ribeirão Preto chegam aqui para receber os títulos, mas da periferia não. E hoje estamos nós aqui, então a gente não tem palavras para agradecer".
Em seguida, Anita estendeu a homenagem a todos os parceiros/as e companheiros/as presentes na plateia, destacando que as lutas e as conquistas são sempre coletivas: "eu acho que não tem um aqui com quem já não fizemos uma caminhada junto, e estamos aí para isso, eu acho que as conquistas só são verdadeiras, só são boas quando a gente conquista junto".
E foi assim desde o início, disse Anita, lembrando que "quando inaugurou a primeira escola no bairro, nem lanche tinha para as crianças. Nós reunimos as mães para formar uma comissão que era quem ia atrás do lanche. E a escola era de lata. Nós conseguimos, com esse grupo de mães, fazer a escola mudar".
E isso tudo foi a união, destacou: "eu acho que até hoje nunca se provou o contrário, que se consiga as coisas sozinho. É pela união que se conquista". União que, segundo ela, será necessária para lutar por um posto de saúde na região do Jardim Jóquei Clube.
Ao final, após o discurso de agradecimento feito por Anita, o Vereador França garantiu o apoio às lutas da população da Região Norte por parte dos três gabinetes presentes na sessão solene (o dele, o de Duda e o da vereadora Judeti Zilli, que enviou representantes para a solenidade):
"Pode contar com a gente nessa luta, nosso gabinete está sempre à disposição, tenho certeza que o gabinete da Duda e o da Judeti também. Todo o pessoal de luta dessa Câmara está à disposição para que a gente busque aí uma sociedade justa, igualitária, uma sociedade para todos", afirmou França.
Clique para assistir ao vídeo da sessão solene no youtube da TV Câmara: ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADÃ RIBEIRÃO-PRETANA À SENHORA MARIA DA GRAÇA DA SILVA - 29/03/2023
Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Ribeirão Preto
Saiba mais
11/04/2022 - Instituto Maria da Graça organiza apoio a moradores e lutas comunitárias
22/07/2022 - Salão de costura também é salão comunitário e ponto de apoio às lideranças e voluntários