Em 2023, representantes do Instituto Maria da Graça participaram de todas as reuniões mensais do Conselho Local da UBS Aeroporto. Participaram também da Conferência Municipal de Saúde, sempre apresentando propostas para ampliar o acesso dos moradores/as ao atendimento e para melhorar qualidade desse atendimento.
Nesse sentido, a partir de maio do ano passado, passou a reivindicar junto à Secretaria Municipal de Saúde uma solução para os problemas do acesso ao atendimento tendo em vista a implantação da Estratégia Saúde da Família com apenas quatro equipes de profissionais para a região. Após várias reuniões e compromissos não cumpridos por parte da Secretaria, em dezembro o Instituto abriu um processo no Ministério Público.
Em 2024, considerando o acesso à Saúde como prioridade para todos e todas, o Instituto buscará reforçar sua participação no Conselho Local, concorrer a uma das vagas remanescentes no Conselho Municipal de Saúde e fortalecer a mobilização na luta por mais equipes de Saúde da Família e/ou a construção de uma nova Unidade de Saúde na região.