Em 2024, o Instituto Maria da Graça continuará investindo em ações com o objetivo de ampliar a participação de moradores e moradoras da região nas lutas, atividades e eventos, sempre tentando envolver as pessoas no trabalho coletivo.
Neste sentido, quatro conjuntos de ações estão previstos:
Formação e apoio à atuação de participantes e lideranças comunitárias
O Curso de Promotoras Legais Populares (PLPs), realizado por meio de uma parceria do Instituto Maria da Graça com o Coletivo Juntas, de Ribeirão Preto, terá continuidade neste início de 2024. Depois de finalizado, a proposta é manter os encontros do grupo de mulheres, como "um espaço de troca de experiências e empoderamento coletivo", tal como vêm funcionando as reuniões desde junho de 2023.
Em 2024, a proposta é investir também na formação de pessoas na área da Economia Solidária. A partir da participação no grupo da feira "Mulheres em Pauta" durante o ano de 2023, o Instituto Maria da Graça buscará trabalhar em propostas visando à qualificação de lideranças locais para a construção de empreendimentos baseados nos princípios e valores da economia solidária.
Além disso, o Instituto continuará acompanhando e dando suporte aos participantes em Conselhos e Conferências de políticas públicas, com o objetivo de fortalecer lideranças locais nas lutas por melhores condições de vida e por justiça social. As áreas de saúde, educação, cultura, moradia e segurança alimentar são prioridades nesse trabalho.
Comunicação e mobilização
Aumentar as ações na área da comunicação comunitária é outra tarefa entendida como fundamental em 2024. O objetivo é não só trazer informações sobre o que o Instituto está fazendo e sobre os desafios a serem enfrentados, como também manter um diálogo permanente com as moradoras e moradores dos bairros e comunidades de forma a estimular que mais pessoas participem do esforço coletivo em busca de soluções para os problemas.
Para isso, serão buscadas formas de envolver mais pessoas na produção de material para o site, redes sociais e grupos de zap.
Eventos comunitários
A realização de eventos de integração comunitária continuará em 2024, visando sempre promover a empatia, a solidariedade e a união entre as famílias, vizinhos e demais moradoras e moradores do território. Exemplos de eventos já previstos para este ano são as apresentações culturais (rodas de capoeira e espetáculos de dança e música), a festa junina, a festa do Dia das Crianças e a festa de encerramento do ano.
Ampliação e melhoria da estrutura física
Um dos maiores desafios a serem enfrentados em 2024 é a viabilização de uma sede que disponha de espaço mais amplo e melhores condições de infraestrutura para o funcionamento das atividades do Instituto.
Outro desafio é a busca constante de recursos financeiros, seja por meio de apresentação de projetos em editais de políticas públicas, seja com a realização de atividades para arrecadação, como festas, campanhas, bingos, rifas, feiras, bazares eventuais e manutenção do bazar permanente de roupas e outros objetos usados (calçados, bolsas, roupa de cama etc), entre outras possibilidades.