O evento, realizado no último final de semana, 25 e 26/03, debateu e votou propostas para melhorar os serviços de saúde.
“Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai ser Outro Dia”: este foi o tema da 11 ª Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu no sábado e domingo, 25 e 26/03. O encontro, realizado no Centro Universitário Estácio, teve a participação de mais de 200 representantes de usuários/as, trabalhadores/as e Secretaria de Saúde.
Pela região do Jardim Jóquei Clube, participaram Anita da Silva e Luzimar Lisboa, que é membro do Conselho Local de Saúde da UBS Aeroporto. Representando os usuários do posto do Aeroporto, também participaram mais três conselheiros/as.
Para Anita da Silva, presidente do Instituto Maria da Graça, a Conferência aprovou "propostas excelentes", que poderão melhorar bem o sistema de saúde quando forem colocadas na prática. Tendo participado pela primeira vez de uma Conferência Municipal, Anita diz que gostou muito da experiência.
"É muito bom, é uma assembleia onde se decide muita coisa que eu creio que venha a melhorar sim para toda a cidade. A única crítica que a gente tem é que podia ser mais divulgada, para que os usuários, que são quem recebe o resultado das propostas, possam participar mais dessa elaboração", afirma Anita.
Além de mais divulgação, ela destaca também a necessidade de os organizadores da Conferência explicarem melhor, e com antecedência, aos usuários como será realizada cada etapa do processo: "não foi passado para nós que a pré-conferência distrital, que foi lá na Escola Moura Lacerda, era onde se fariam todas as propostas para serem votadas ontem".
Mesmo assim, segundo Anita, as propostas votadas na Conferência vão beneficiar os moradores dos vários bairros e comunidades. Este é o caso, por exemplo, da criação de linhas de ônibus que facilitem a ida e vinda das pessoas em busca de atendimento: "Implementar linhas de transporte urbano que atendam o deslocamento entre unidades (favorecer o acesso para UPA e serviços especializados)".
Entre as propostas que as representantes do Jóquei Clube apoiaram, Anita cita: "mais médicos, mais profissionais de outras áreas também, como fisioterapeuta que aqui não tem, mais uma sala de curativos e uma sala para acolhimento mesmo, porque às vezes a pessoa chega com ferimento ou coisa assim e fica tudo numa sala só".
"Achei legal a gente ter voz", diz Luzimar
A conselheira Luzimar Lisboa, que representa a região do Jóquei Clube no Conselho da UBS Aeroporto, conta que "estava meio por fora", porque foi a primeira vez que participou de uma Conferência, mas gostou muito, principalmente do fato de a população ser ouvida em suas necessidades.
Embora não tenha feito nenhuma proposta, Luzimar explica que foi muito importante discutir as propostas que foram surgindo e poder votar naquelas que o Conselho do posto do Aeroporto escolheu e naquelas que ela própria entendeu como sendo melhores:
"Votei no que eu acho que é certo não só para mim, mas para a nossa população, porque a gente vive reclamando que o sistema de saúde está ruim. Alguém tem que fazer alguma coisa, por que não eu? Não adianta só reclamar, vamos brigar. Nós brigávamos lá atrás, agora nós chegamos aqui, é importante, vão ser votadas as nossas propostas", defendeu Luzimar na tarde de sábado.
De acordo com ela, todas as propostas apresentadas pela Região Norte são importantes para atender as necessidades da população, entre elas a de melhorar o acesso pelo aplicativo de saúde digital, "porque ele é horrível, não funciona".
Leia também
06/02/2023 - Reunião com conselheiras de saúde debate situação do atendimento na UBS Aeroporto
03/10/2022 - Bairros e comunidades elegem representantes para o Conselho da UBS Aeroporto