Comemoração do Dia das Crianças reuniu moradores/as de bairros e comunidades da região do Jardim Jóquei Clube neste domingo, 15/10
Com 120 quilos de bolo e muita colaboração das famílias, a festa do Dia das Crianças proporcionou diversão para a garotada e convivência comunitária para moradoras e moradores neste domingo, 15/10.
Mesmo com outras duas festas acontecendo ao mesmo tempo na região, dezenas de mães, pais e avós passaram a tarde se divertindo com suas crianças e adolescentes na sede do Instituto Maria da Graça.
Anita da Silva, presidente do Instituto, conta que a comunidade Varanda fez a sua festa, e as comunidades Pardal e Morro também fizeram a sua própria festa. "Então a gente ficou com o Jóquei, o Iara e essas três comunidades daqui, a Hermelindo Del Rosso, a Barbante Rosa e a Serra Negra".
Todos os alimentos e bebidas da festa foram doados por moradores/as e empresas da região. "Com os ingredientes arrecadados, deu para fazer quatro bolos de 30 quilos e ainda sobrou muita coisa", disse Anita, lembrando que foi a confeiteira Maria, da Iara Bolos, quem fez tudo.
De acordo com Anita, os 500 pães do cachorro-quente foram doados pela empresa GoldPão, e os 20 fardos de refrigerantes foram contribuição da empresa Caçola Distribuidora.
"Eles [as duas empresas] não doaram só dessa vez, eles vieram visitar o Instituto e se comprometeram a conhecer nossos projetos e ver outras formas de ajudar, de acordo com as nossas necessidades", relatou Anita.
Somando esforços
Os pães, do tipo francês, foram entregues sem assar pela GoldPão. Como estavam congelados, foram colocados no freezer da casa da Maria (integrante do Conselho Fiscal do Instituto).
Aos poucos, os pães foram descongelados e colocados para crescer. Depois, levados para o Mercado JJ, onde o Júlio cedeu o forno da padaria e o trabalho de um funcionário, que, junto com o Marcelinho (da diretoria do Instituto), passaram a assar as fornadas.
Prontos os pães, foram levados pela Juliana até a casa da Edna, que já estava fazendo o molho do cachorro-quente desde cedo com a ajuda de sua filha e da Cristina.
Já a Michele e a Xuxa foram ajudar o Chiquinho a embalar os doces que ele comprou, colocando em "saquinhos-surpresa" para serem entregues às crianças durante a festa. Depois trouxeram e arrumaram tudo numa mesa no final da manhã.
Enquanto isso, Gean, Maria, Anita e Genoveva arrumaram as mesas, cadeiras e toda a decoração da parte da frente da sede do Instituto. Entre os objetos de decoração, foram montados grandes balões, cheios não só de ar, mas de balas e outros doces, para serem estourados e as crianças se divertirem na disputa por quem pega mais (veja nas fotos).
Fortalecendo o Instituto
Maria Alves da Silva, que participou da organização desde o início e da preparação de tudo desde cedo no domingo, diz que, apesar de a festa não ter "tanta gente, porque o pessoal se dividiu", o evento foi muito legal para a comunidade e também para o Instituto Maria da Graça:
"Quem veio são as crianças que frequentam as aulas, os ensinamentos que têm aqui, essas é que estão aqui hoje. E é isso que é importante, fortalecer cada vez mais a participação aqui na ong. Esse tipo de evento fortalece a integração de todos", destacou Maria.
É o que pensa também a Iraelza Souza (a Elza), que está morando no Cristo Redentor, mas residiu muitos anos no Jóquei e faz questão de vir participar aqui, porque "as crianças estão melhor, estão mais felizes, com as aulas, as festas". Para ela, festas como esta reforçam as outras atividades do Instituto:
"Eu achei muito ótimo, porque dá animação às crianças, no sentido de livrar elas de estarem na rua, nas biqueiras. Já acompanhei aqui muitas coisas que eu ficava muito triste, principalmente as mães que saíam para trabalhar, aí as crianças ficavam sozinhas e iam procurar abrigo, assim, carinho, atenção, no lugar errado. Eu acho que foi muito bom passar a ter esses projetos aqui".
Presentes no Natal
A presidente do Instituto Maria da Graça, Anita da Silva, explica que não foi possível entregar brinquedos para as crianças neste domingo. Isso porque os grupos de funcionários de três empresas da cidade, que estavam arrecadando os presentes, não conseguiram até agora a quantidade suficiente para todos.
Somadas as listas preparadas pelas lideranças de cada área (dos bairros e comunidades da região), deu um total de quase 500 crianças. "Daí eles perguntaram se a gente queria entregar o que tinham conseguido. Nós achamos melhor, então, deixar para o Natal, porque não dá para uns ganharem e outros não", conta Anita.
Como eles se comprometeram a continuar a campanha de arrecadação dos brinquedos até o final do ano, todas as pessoas que fizeram as listas (com os nomes e idades das crianças) foram avisadas de que a entrega dos presentes será feita por ocasião das celebrações de Natal.
Veja mais fotos da festa
Matérias relacionadas
22/07/2023 - Diretoria prepara festa julina e já inicia organização do Dia das Crianças
13/10/2022 - Comunidade e Instituto Maria da Graça fazem grande festa do Dia das Crianças