O Instituto de Desenvolvimento Comunitário Maria da Graça nasce do trabalho de mulheres fortes, aguerridas, com perfil de organização e liderança imprescindível para quem reside nas periferias do nosso país e está às margens dos serviços e das políticas públicas.
Valdene Souza Silva é uma dessas mulheres, liderança da comunidade Hermelindo del Rosso, que atuou na linha de frente do combate à fome, e na promoção de oportunidades de trabalho, educação, saúde, cultura e lazer para as mais de 60 famílias que ali residem.
O espírito de Valdene era comunitário por natureza, voltado à luta pela regularização e urbanização de sua comunidade, para que um dia pudesse se tornar um bairro como manda a receita: pavimentado, iluminado, arborizado, com creche, escolas, posto de saúde, área de cultura e lazer para todos os públicos, e, acima de tudo, condições dignas para morar e viver.
O sonho de Valdene era um sonho coletivo, de ver mulheres, crianças, adultos, idosos bem-vivendo nas periferias da Zona Norte de Ribeirão Preto. Mas esse sonho foi interrompido, de maneira precoce, por um acidente de trânsito.
Sua partida foi e ainda é muito dolorosa para todos nós. Mas além da saudade, ela nos deixou o exemplo e um legado de uma mulher solidária, fraterna e disposta a lutar por sua comunidade.
O Instituto Maria da Graça contou com o trabalho assíduo de Valdene para se constituir e realizar suas atividades. E hoje, rende uma singela homenagem à grande mulher, mãe, e liderança que ela foi e, para nós, jamais deixará de ser.
Que as sementes plantadas pelo seu trabalho possam brotar em grandes transformações.
Sentimos sua falta!
Diretoria do Instituto Maria da Graça
(Texto escrito por Mileide Melo)
*Val faleceu no dia 13 de abril de 2022, vítima de um acidente de trânsito, após sua moto bater na lateral de um carro. Foi uma das fundadoras e integrante da primeira diretoria do Instituto Maria da Graça, ocupando o cargo de Primeira Secretária até o dia 13/04.